» ECOGRAFIA
» MAMOGRAFIA
» RAIO X
» TAC

Mamografia Digital Direta

Mamografia DigitalA Mamografia Digital é um exame de raio X da mesma forma que a mamografia convencional, mas que permite uma visualização mais detalhada e melhor da mama em menos tempo de exposição à radiação, sendo também mais confortável.

A mamografia convencional, em mulheres com mamas muito firmes, densas ou grandes, por vezes pode não identificar um nódulo maligno, por isso estas mulheres devem optar pela mamografia digital pois neste equipamento pode ser mais fácil identificar o cancro de mama precocemente.

É recomendável fazer uma mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos. As mulheres que tiveram cancro da mama e aquelas que estão em maior risco devido a uma história genética (mãe, irmã...) do cancro da mama deverão iniciar o estudo 10 anos mais cedo.

A Mamografia Digital, é um sistema no qual o filme de raio-x é substituído por ecrãs de fósforo, com digitalização posterior da imagem obtida. Estes detectores são semelhantes aos encontrados em câmaras fotográficas digitais.

Os sinais eléctricos são utilizados para produzir imagens da mama que pode ser visto numa tela de computador ou impressas numa película especial semelhante a da mamografia convencional. O computador auxilia na pesquisa de áreas de densidade anormal, massa, ou calcificações que podem indicar a presença de cancro.

 

Como se deve preparar para uma mamografia?
Antes de marcar uma mamografia deve ir ao seu medico explicar o que descobriu ou os problemas que tem nos seus seios. A melhor altura para uma mamografia é de uma semana após o seu período. Deve também informar sempre o seu médico ou o técnico de raios-x se existe alguma possibilidade de que esteja grávida.

 

Qual a preparação?

- No dia do exame, após o banho, não utilizar pó de talco, desodorizante ou perfume.
- Trazer as últimas análises efectuadas e exames anteriores.

DIMAG - Ecografia - Raio X - TAC - Análises Clínicas | VISEU © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: NaWeb